terça-feira, 20 de março de 2018

Veja como foi a Escola Regional de Informática

Iniciativa ocorreu em três cidades simultaneamente e abordou três temas: presença das mulheres na área de computação, deep learning e segurança



Nos dias 12, 13 e 14 de março foi realizada a 9ª Escola Regional de Informática (ERI) em três cidades simultaneamente: São Carlos, Presidente Prudente e Marília. Em São Carlos, o evento aconteceu no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP e foi coordenado pela professora Kalinka Castelo Branco.

Organizada pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), a Escola abordou um tema diferente a cada dia do evento, por meio de minicursos e palestras. Um dos dias foi dedicado a debater a participação das mulheres na computação. A estudante Sabrina Tridico, que cursa Ciências de Computação no ICMC, falou sobre sua experiência no Grace Hopper Celebration 2017, um congresso internacional de mulheres que atuam na área e explicou como as garotas podem participar da iniciativa. 

Além disso, a doutoranda Daniela Ridel falou sobre o programa Technovation, que também tem buscado incluir mulheres na computação. Houve, ainda, duas palestras sobre o programa Meninas Digitais, da SBC, que visa estimular meninas do ensino fundamental e médio a conhecerem o universo da computação. 

Os outros dois dias do evento foram dedicados a abordar temas que estão sendo amplamente debatidos na área: segurança e deep learning.

Confira as imagens da Escola no Flickr e no Facebook!