terça-feira, 17 de outubro de 2017

A matemática está em tudo: venha descobrir na programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Você está convidado para participar de uma série de iniciativas gratuitas do ICMC, que vão mostrar o quanto a matemática é divertida e fundamental para o desenvolvimento da humanidade





A matemática está em tudo é o tema deste ano da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Para mostrar como a matemática está presente no nosso dia a dia e contribui para explicar a beleza, as contradições e as transformações constantes do nosso universo, o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, realizará uma série de atividades gratuitas e abertas ao público de 23 a 29 de outubro.

Haverá mostras tecnológicas, palestras, mesas redondas, cursos e até um campeonato de xadrez. A programação completa está disponível em icmc.usp.br/e/3373e. Vale destacar que algumas atividades requerem inscrição prévia.

A abertura acontecerá no auditório Fernão Stella Rodrigues Romano a partir das 9h30 de segunda-feira, dia 23. A seguir, o professor Hildebrando Rodrigues irá mostrar como a matemática pode nos ajudar a compreender os eventos que acontecem de forma sincronizada no nosso mundo, tal como os batimentos cardíacos. 

Para quem gosta de jogos de tabuleiro, a iniciativa Xadrez no ICMC acontecerá nas noites de segunda a quinta-feira, no terceiro andar da Biblioteca Achille Bassi. O público poderá aprender a jogar ou treinar com outros jogadores e, no final, participar de um campeonato. 

As atividades prosseguem na terça-feira, dia 24, a partir das 9 horas, com uma mesa redonda sobre tecnologias para o ensino de matemática. Na quarta-feira, dia 25, o ICMC estará o dia todo de portas abertas para receber os estudantes do ensino médio da região com uma mostra tecnológica, palestras e bate-papo com professores e alunos da USP. Na quinta-feira, o destaque é a mesa redonda Mulheres na ciência e a jornada científica da Embrapa, que se estende até sexta-feira.

Mostra tecnológica será uma das atrações do dia 25 de outubro

Para encerrar as atividades de sexta, nada melhor do que uma sessão de cinema. É o que acontecerá a partir das 19h30 no cineclube do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP, quando a ciência vai invadir o cinema. O professor Fernando Osório, do ICMC, discutirá as relações entre robótica e matemática a partir de trechos de vários filmes. Essa será a primeira edição do Ciência com Pipoca em São Carlos.

No sábado, é a vez do minicursos Música, matemática e computação, que será ministrado pelo professor Murillo Homem, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). No domingo, a programação se encerra na Praça da XV, onde você poderá conferir, das 13 às 18 horas, algumas tecnologias desenvolvidas pela USP e outras Instituições que apoiam a iniciativa, como a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a Embrapa Pecuária Sudeste e a Embrapa Instrumentação.

Texto: Denise Casatti - Assessoria de Comunicação do ICMC/USP

Mais informações
Veja a programação completa do evento: icmc.usp.br/e/3373e
Confirme presença no Ciência com Pipoca pelo Facebook: icmc.usp.br/e/cc7fe
Inscreva-se no ICMC de Portas Abertas: icmc.usp.br/e/333ae
Assessoria de Comunicação do ICMC: (16) 3373.9666
E-mail: comunica@icmc.usp.br