quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Intel realiza workshop sobre inteligência artificial no ICMC

Empresa mostrará plataformas de aprendizado de máquina e aprendizagem profunda, além de apresentar exemplos de aplicações na vida real 



A inteligência artificial é um campo em franca expansão e, a cada dia, novas plataformas são criadas, possibilitando as mais diversas aplicações na vida real como, por exemplo, o reconhecimento automático de imagens. Com o objetivo de aprimorar o conhecimento dos estudantes da Universidade de São Paulo (USP), no campus de São Carlos, e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a Intel realizará um workshop sobre o tema no dia 30 de setembro, sábado, no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC).

O evento é gratuito e acontecerá das 8h30 às 13 horas. Para participar, é preciso se inscrever na plataforma Eventbrite: icmc.usp.br/e/ed933. Há 100 vagas disponíveis para estudantes da USP e 100 vagas para estudantes da UFSCar. As inscrições podem ser realizadas até dia 29, às 17 horas, ou enquanto houver vagas. 

Um dos coordenadores da iniciativa é Tulio Marin, gerente de Programas Acadêmicos da Intel. Segundo ele, o workshop abordará os fundamentos da área de inteligência artificial, com foco em frameworks recentemente otimizados para a arquitetura da empresa como, por exemplo, Neon, Caffe e Theano. Também serão abordados conteúdos relacionados a aprendizado de máquina, aprendizagem profunda e Redes Neurais Convolucionais (CNN), além de apresentadas aplicações na vida real.

Na opinião do professor André de Carvalho, do ICMC, especialista em inteligência artificial, há uma crescente demanda no mercado de trabalho por profissionais que possuem conhecimentos nessa área. “Constantemente, recebemos o contato de empresas buscando profissionais do ICMC que conheçam aplicações em aprendizado de máquina. Por isso, nossos estudantes precisam saber usar as ferramentas adequadas para essas aplicações e a Intel possui algumas das principais soluções criadas com essa finalidade”, explica o professor. “Poucas universidades têm acesso a essas soluções. Por isso, é um privilégio o ICMC sediar esse workshop”, acrescenta André. O professor é membro do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI) e destaca a importância de promover a aproximação entre a academia e as empresas, um dos objetos do Centro. 

Texto: Denise Casatti – Assessoria de Comunicação do ICMC/USP

Mais informações
Seção de Eventos do ICMC: (16) 3373.9622
E-mail: eventos@icmc.usp.br