quinta-feira, 3 de agosto de 2017

PROFMAT: Mestrado profissional em matemática recebe inscrições até 15 de setembro

Voltado para professores de educação básica da rede pública, o programa semipresencial é gratuito e ainda oferece bolsas


Professores de matemática do ensino básico que pretendem aprimorar sua formação acadêmica podem se inscrever, até 15 de setembro, no Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT). O programa de pós-graduação é semipresencial, gratuito, e oferecido especialmente para profissionais de escolas públicas. O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, é um dos polos do programa e oferece 20 vagas para a turma de 2018. No ICMC, as aulas acontecerão às sextas-feiras, nos períodos da manhã e da tarde.

O processo seletivo é feito pelo exame nacional de acesso, que será realizado em 21 de outubro. A prova será composta por 30 questões de múltipla escolha, que terão como objetivo avaliar os conhecimentos numéricos, geométricos, de estatística e probabilidade, algébricos e algébricos/geométricos dos candidatos.

Os aprovados no mestrado que estejam ministrando aulas em escolas públicas também podem concorrer a uma bolsa de estudos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) durante dois anos. A bolsa está condicionada ao compromisso de permanência no ensino básico público de matemática por, pelo menos, cinco anos após a obtenção do título de mestre. Para mais informações sobre o processo seletivo e os documentos necessários para concorrer à bolsa, acesse o edital completo.

Sobre o PROFMAT - Coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática e reconhecido pela Capes com nota máxima (5), o PROFMAT é realizado por uma rede de instituições de ensino superior, oferecendo mais de 1,5 mil vagas em todo o país. Na USP, o programa é de responsabilidade do ICMC e conta com três polos: um em São Carlos, no próprio ICMC; um em São Paulo, na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH); e o terceiro em Ribeirão Preto, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCLRP). 


Texto: Alexandre Wolf (Assessoria de Comunicação do ICMC)


Mais informações
Edital e inscrições: www.profmat-sbm.org.br
Serviço de Pós-Graduação do ICMC: (16) 3373.9638