segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Jogos eletrônicos desenvolvidos por alunos da USP serão lançados durante semana de computação

Dois games gratuitos criados pelo grupo de desenvolvimento de jogos Fellowship of the Game serão apresentados ao público na Semcomp, evento que terá início na próxima sexta-feira, 11 de agosto, com a tradicional Game Jam, uma maratona de desenvolvimento de jogos



Dois jogos eletrônicos desenvolvidos por alunos do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, serão lançados durante a Semana de Computação (Semcomp 20), que acontece de 11 a 18 de agosto no Instituto. Gratuitos, os jogos foram criados pelo grupo de extensão Fellowship of the Game (FoG), que é focado no estudo e desenvolvimento de jogos eletrônicos.

A produção de conteúdo original é uma maneira de enriquecer a Semcomp, que já é vista como uma das maiores semanas de computação do Brasil, além de mostrar a força do ICMC na área de jogos, um campo que vem crescendo nos últimos anos. “Fazer jogos para a Semcomp gera um ambiente cultural muito gratificante, no qual nossos membros podem trabalhar em projetos inovadores e receber um feedback sólido de diferentes públicos”, conta Gabriel Simmel, presidente do FoG.

Aliás, os jogos já estarão presentes no início da Semcomp, quando ocorrerá a tradicional Game Jam, um desafio em que a meta é criar um jogo em apenas 48 horas. A maratona é aberta a todos os interessados ― programadores, artistas, músicos, roteiristas, designers e outros entusiastas ― e começa na próxima sexta-feira, 11 de agosto, às 17 horas, no auditório Luiz Antonio Favaro do ICMC. Para participar, basta se inscrever gratuitamente no site da Semcomp 20. “A participação do FoG na Semcomp é essencial para fortalecer nossa organização. Além disso, serve de janela para que a comunidade conheça os conteúdos gerados no ICMC”, diz Marcos Vinicius Junqueira, presidente da comissão organizadora da Semcomp 20. 

A tradição de ter jogos temáticos e exclusivos para eventos do ICMC surgiu em 2015, quando o FoG desenvolveu o puzzle (quebra-cabeças) musical ChronoChromatic. Em 2016, foi a vez do grupo criar o jogo PiCross para o Simpósio de Matemática para a Graduação (SiM). Neste ano, a parceria entre FoG e Semcomp foi intensificada com a produção dos dois jogos, que tem propostas e conceitos distintos e inovadores. 

Desafio tridimensional ― Um dos jogos desenvolvidos é o puzzle 3D Stack. Inspirado no clássico game Tetris, o objetivo é empilhar blocos montáveis e formar linhas de peças na mesma cor. “A ideia era criar um jogo que desafiasse a visão espacial e o raciocínio lógico do jogador ao invés de seus reflexos”, explica Rafael Gallo, game designer e programador do jogo. Por isso, Stack garante uma boa visão do tabuleiro: “assim, o jogador pode considerar muito bem suas opções e descobrir o melhor movimento a cada rodada”, afirma Rafael.

O jogo estará disponível para computadores a partir da abertura oficial da Semcomp, no dia 14, quando os participantes da semana irão competir pela melhor pontuação durante um dos concursos do evento. Entretanto, já é possível acessar a versão preliminar do jogo (beta) neste link: https://fellowship-of-the-game.itch.io/stack.

Visão espacial e raciocínio lógico é o que o jogador precisa para uma alta pontuação em Stack

Escalando para a vitória ― Com um estilo mais rápido, Crystal Rise é a outra produção original do FoG para a Semcomp 20. O objetivo é levar o jogador a acertar alguns dos múltiplos cubos que flutuam e se solidificam. Ao acertá-los, o jogador pode usar esses blocos sólidos como escada para subir o mais alto e rápido possível, antes que uma névoa cubra o personagem.

Segundo Arthur Souza, da equipe de programação, Crystal Rise foi pensado no estilo First Person Shooter (FPS), que é um jogo de tiro em primeira pessoa. “O gênero é conhecido por ter uma mecânica clássica, em que, normalmente, você deve mirar e atirar no seu oponente. Então, pensamos em fazer algo mais criativo e desafiador. Acredito que conseguimos realizar isso, mantendo a concorrência e diversão enquanto o jogador avança”, afirma Arthur. Crystal Rise será lançado na Gamenight da Semcomp, que começa às 23 horas do dia 17 de agosto, quinta-feira, e continua durante a madrugada. Depois do evento, o jogo também estará disponível gratuitamente para o público no site do FoG.

Protótipo do Crystal Rise, jogo de rapidez e precisão feito pelo FoG para a Semcomp

48 horas de produção ― Participar e realizar maratonas de desenvolvimento de jogos faz parte da rotina dos membros do FoG. Em julho, por exemplo, o grupo participou da Game Maker's Toolkit Jam. Durante o evento internacional, mais de 700 jogos foram produzidos em apenas 48 horas. Entre esses jogos está o Traveling Light, criado pelo FoG.

“É bem divertido fazer uma coisa tão diferente em pouco tempo. Você encontra muitos problemas e tem que ser rápido para resolver, trabalhando sempre com pessoas de outras áreas para seu jogo ser coerente”, explica Anayã Ferreira, membro do FoG e artista do game. Em Traveling Light, a ideia é mover uma esfera de luz pelo tabuleiro usando o conceito da dualidade. Para acessar esse jogo, que está disponível gratuitamente em versões para Windows, Android e navegadores de internet, clique neste link: https://anayagf.itch.io/traveling-light.

Em Traveling Light, o objetivo é evitar obstáculos com uma esfera de luz

Texto: Assessoria de Comunicação do ICMC
Com a contribuição de Gabriel Toschi, coordenador de relações públicas do FoG

Mais informações
Assessoria de Comunicação do ICMC: (16) 3373.9666
E-mail: comunica@icmc.usp.br