terça-feira, 22 de agosto de 2017

Computação, matemática e estatística: conheça os cursos do ICMC e se inscreva na Fuvest

Estudantes têm até dia 11 de setembro para fazer a inscrição; entre as novidades está o aumento de vagas no curso de Sistemas de Informação, oferecido pela USP em São Carlos

O ICMC oferece 354 vagas em seus oito cursos de graduação

Quem deseja estudar no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP já pode se inscrever em uma das portas de entrada para seus cursos de graduação: o vestibular 2018 da Fuvest. As inscrições ficam abertas até 11 de setembro e devem ser feitas exclusivamente pelo site da instituição, a taxa é de R$ 170.

O ICMC oferece, ao todo, 345 vagas, divididas em oito cursos de graduação: Ciências de Computação; Engenharia de Computação; Sistemas de Informação; Matemática Aplicada e Computação Científica; Estatística; Licenciatura em Ciências Exatas; e Matemática (Bacharelado e Licenciatura). Estudantes que ainda têm dúvidas sobre as diferenças entre esses cursos podem consultar o guia Faça parte do futuro.

Uma das novidades para 2018 é que o curso de Sistemas de Informação teve sua oferta aumentada de 40 para 50 vagas. Outra mudança é que todos os cursos do ICMC vão possibilitar o ingresso pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Até o ano passado, só era possível entrar em Engenharia de Computação pela Fuvest (saiba mais).

Das 11.147 vagas oferecidas pela USP para 2018, 2.745 são destinadas para o ingresso via SiSU. Do total, também existe a reserva de 37% para alunos provenientes de escolas públicas e autodeclarados pretos, pardos e indígenas. Essa é a primeira vez que a USP adota uma política institucional de cotas sociais e raciais, as quais irão aumentar gradualmente todos os anos até 2021, quando 50% de todas as vagas serão destinadas a essa parcela da população.

A Fuvest oferece, ainda, diversos tipos de bônus na nota do vestibular para candidatos que cursam ou já concluíram o ensino médio em escolas públicas (saiba mais). Vale lembrar que a USP é uma universidade gratuita e até quem não tem recursos financeiros para estudar pode ter acesso a diversas formas de auxílio para se manter durante a graduação. É possível, por exemplo, adquirir uma vaga na moradia estudantil ou auxílio moradia, apoio transporte, apoio alimentação ou apoio livros. Essas oportunidades estão detalhadas no vídeo Você sabe quanto custa estudar na USP?, criado pelo ICMC.

Feira de profissões da USP - Para os estudantes que ainda estão em dúvida sobre a carreira que desejam seguir, a USP organiza, a partir desta quinta-feira, 24 de agosto, a 11ª Feira USP e as Profissões. Realizada na cidade de São Paulo, no Parque Cientec (rua Miguel Stéfano, 4200, na Água Funda), a iniciativa é uma oportunidade para os futuros vestibulandos conhecerem todas os cursos oferecidos pela universidade, tirarem dúvidas sobre a carreira e o mercado de trabalho. Veja mais informações no site da feira, que acontecerá até 26 de agosto.

Texto: Alexandre Wolf - Assessoria de Comunicação ICMC/USP

Mais informações
Site: www.fuvest.com.br (inscrições até 11/09)
Cursos do ICMC: icmc.usp.br/graduacao