quarta-feira, 5 de julho de 2017

Semana da matemática acontece em agosto no ICMC

Minicursos, oficinas, palestras, apresentações de projetos, sessões de pôsteres e diversas atrações culturais tomarão conta do ICMC durante o Simpósio de Matemática para a Graduação

Medalha Garfields: reconhecimento às melhores apresentações orais

Já faz vinte anos que a matemática ganhou uma semana em São Carlos para disseminar e despertar o interesse pela área. Realizada pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, a 20ª edição do Simpósio de Matemática para a Graduação (SiM) acontecerá de 21 a 25 de agosto. O evento terá 13 palestras, dois minicursos, Seminário de Coisas Legais e oficinas de jogos de tabuleiro e de origami (confira a programação completa).

O SiM é voltado para os alunos de graduação da área e aberto a todos os interessados. O objetivo do evento é despertar nos alunos o interesse pela pesquisa e pelo mercado de trabalho em matemática, discutir sobre as oportunidades de pós-graduação e divulgar os trabalhos desenvolvidos em iniciação científica pelos estudantes. Para isso, os participantes ficam em contato direto com acadêmicos e profissionais da matemática durante todo o simpósio.

As inscrições podem ser realizadas no site do evento e a taxa é de R$ 15 (sem camiseta, até o dia 18 de agosto) ou R$ 35 reais (com camiseta, até 19 de julho). Para os alunos que desejam submeter trabalhos, o prazo é até 19 de julho e as informações detalhadas sobre apresentações orais e de painéis também se encontram no site. Os trabalhos aprovados serão divulgados por e-mail no dia 7 de agosto. Os estudantes que optarem pela apresentação oral concorrerão à medalha Garfields, uma alusão à medalha Fields, concedida a jovens matemáticos expoentes. Já quem apresentar pôster poderá receber uma menção honrosa.

Sobre - O SiM é um evento realizado em conjunto pelos departamentos de Matemática (SMA) e Matemática Aplicada e Estatística (SME) do ICMC. O simpósio faz parte de um programa de valorização do ensino na graduação e das suas relações com atividades de extensão. Além disso, o evento foca na divulgação da matemática no Brasil e, especificamente, na região central do Estado de São Paulo.

No ano passado, o SiM contabilizou um recorde de inscritos: 200 no total

Texto: Alexandre Wolf - Assessoria de Comunicação ICMC/USP

Mais informações:
Site do evento: sim.icmc.usp.br/sim2017
Página no Facebook: www.icmc.usp.br/e/21c4e
Seção de Eventos do ICMC: 
(16) 3373-9622
E-mail: eventos@icmc.usp.br