segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Curso gratuito sobre automatização de teste de software está com inscrições abertas no ICMC


Estão abertas as inscrições para o curso de extensão Automatização de teste de software com ênfase em teste unitário e de integração, a ser realizado de 27 a 31 de janeiro no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. O curso acontecerá de terça a sábado, das 9 às 11 horas e das 14 às 18 horas, no LAB7 (sala 6-305). 

São oferecidas 30 vagas, abertas a todos os interessados. As inscrições são gratuitas devem ser feitas por meio do formulário disponível em www.icmc.usp.br/e/df501 até o dia 16 de janeiro, ou enquanto durarem as vagas.

O objetivo do curso é apresentar os conceitos básicos de teste de software, as técnicas e critérios de teste mais conhecidos, e como tais critérios podem ter apoio automatizado visando a redução de custo e enganos cometidos pela intervenção humana no processo. Os ministrantes são Auri Vincenzi, docente da Universidade Federal de Goiás, e Márcio Delamaro, professor do ICMC.

O evento é promovido pelo Núcleo de Apoio à Pesquisa em Software Livre (NAPSoL), sediado no ICMC. Em fevereiro, o NAPSoL oferecerá um curso similar, porém desta vez com ênfase em teste de sistema. Em breve serão divulgadas mais informações sobre esse curso.


Programa do curso
  • 1° encontro: introdução; definições e terminologia (conceitos básicos; engano, defeito, erro, falha; verificação, validação e teste; atividades de análise estática e dinâmica; técnica, critério, requisito de teste, caso de teste; fases de teste; classificação de defeitos; modelo de maturidade de teste; documentação de teste; hands-on; JUnit);
  • 2° encontro: Técnica de Teste Caixa Preta (introdução; partição de equivalência; análise do valor limite; ferramenta de automação de teste unitário; hands-on; automatização de documentação de informações de teste e teste caixa preta; TestLink; Junit);
  • 3° encontro: Técnica de Teste Caixa Branca (introdução; critérios baseados em análise de fluxo de controle e de dados; ferramenta de automação de cobertura; critérios de fluxo de controle; critérios de fluxo de dados; estratégia de teste incremental; hands-on; Emma, Eclemma, JaCoCo e JaBUTi);
  • 4° encontro: Técnica de Teste Baseada em Defeitos (análise de mutantes; estratégia de teste incremental; automação; avaliação de critérios de teste; teórica e empírica; hands-on; MuJava, Proteum); 
  • 5° encontro: ilustração e avaliação da estratégia de teste incremental.

Referências bibliográficas 

  • Delamaro, M. E.; Maldonado, J. C. & Jino, M. Introdução ao Teste de Software Elsevier, 2007. 
  • Ammann, P. & Offutt, J. Introduction to Software Testing Cambridge University Press, 2008. 
  • Chow, T. S. Testing Software Design Modelled by Finite-State Machines IEEE Transactions on Software Engineering, 1978, 4, 178-187. 
  • Rapps, S. & Weyuker, E. J. Selecting Software Test Data Using Data Flow Information IEEE Transactions on Software Engineering, 1985, 11, 367-375. 
  • DeMillo, R. A.; Lipton, R. J. & Sayward, F. G. Hints on Test Data Selection: Help for the Practicing Programmer IEEE Computer, 1978, 11, 34-43. 
  • Delamaro, M. E.; Maldonado, J. C. & Mathur, A. P. Interface Mutation: An Approach for Integration Testing IEEE Transactions on Software Engineering, 2001, 27, 228-247.

Mais informações:

Formulário para inscrições: www.icmc.usp.br/e/df501

Serviço de Apoio Acadêmico
Tel. (16) 3373-9146

Assessoria de comunicação do NAPSoL
Tel. (16) 3373-8171