segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Processamento de imagens: Artigo do INCT-SEC será apresentado em evento internacional

Por: Assessoria de Comunicação INCT-SEC

A palavra “avatar” tornou-se bastante conhecida nos meios de comunicação e informática devido às figuras que são criadas para representar pessoas, permitindo sua "personalização" em telas de computador e cinema, por exemplo. Tal criação assemelha-se a um avatar por ser uma transcendência da imagem da pessoa, que ganha um corpo virtual.

A construção de personagens virtuais baseada em imagens foi um dos temas pesquisados pelo Dr. Julio Cezar Silveira Jacques Júnior que vai apresentar o artigo Skeleton-based human segmentation in still images no IEEE International Conference on Image Processing (ICIP 2012), a ser realizado de 30 de setembro a 3 de outubro, em Orlando, na Flórida, Estados Unidos.

Com foco no processamento de imagens e visão computacional, os principais tópicos pesquisados pelo pós-doutorando abordam: segmentação de imagens, rastreamento de pessoas e objetos, reconhecimento de padrões (como análise do comportamento humano e detecção de características da face em imagens – reconhecimento de íris), extração de informações do mundo real para auxiliar simulações de multidões e avaliação quantitativa de técnicas de visão computacional.

Em seu doutorado, Jacques Júnior pesquisou a segmentação de pessoas em imagens estáticas. “O objetivo principal é segmentar uma pessoa em uma imagem, de maneira semiautomática ou automática, de forma que o resultado contenha informações semânticas, como, por exemplo, quais partes da imagem estão associadas a cada parte do corpo. Isso pode ser utilizado para diversas finalidades, como construção de personagem virtual baseado em imagens ou extração de características físicas de um indivíduo através de análise de imagens (como aparência global, cor de pele, cor da roupa, estimativas de largura das partes do corpo, entre outras)”, explica.

Colaboração

Atualmente, Jacques Junior cursa Pós-Doutorado na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com bolsa do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) na área de visão computacional e processamento de imagens, e é integrante do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Sistemas Embarcados Críticos (INCT-SEC).

O artigo tem como co-autores os professores doutores: Soraia Raupp Musse, da PUCRS e orientadora, e Claudio Rosito Jung, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e co-orientador do pesquisador.

“A participação em um evento desse porte é de grande importância pessoal e profissional por ser uma das conferências mais importantes sobre processamento de imagens e visão computacional do mundo. Além disso, terei a oportunidade de divulgar nosso trabalho e conhecer outros pesquisadores que atuam em áreas relacionadas”, ressalta o pós-doutorando.

Além da importância da colaboração do INCT-SEC para participação no evento, Jacques Júnior destaca a relevância da interação entre os pesquisadores do laboratório de Simulação de Humanos Virtuais (VHLab) da PUCRS, do qual faz parte e é coordenado pela professora Soraia, associados ao INCT-SEC . “Essa colaboração é muito importante, pois a pesquisa se fortalece quando um grupo está focado em publicar seus trabalhos em revistas e conferências com elevado fator de impacto”.

O objetivo do INCT-SEC, sediado no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos, é agregar habilidades, competências e infraestrutura necessárias para o desenvolvimento de sistemas embarcados críticos, com o intuito de capacitar a academia e a indústria brasileira no desenvolvimento científico-tecnológico de aplicações de relevância e de alto impacto econômico-social em áreas estratégicas do país, como agricultura, segurança e defesa nacional, aviação e meio ambiente.

Mais informações: