quinta-feira, 17 de maio de 2012

ICMC Carreiras: Matemática

O profissional formado em matemática pode trabalhar em diversas áreas do mercado. O segredo está no gosto pelos estudos e na boa formação acadêmica.

Por: Rodrigo Peronti

Dando sequência na série ICMC Carreiras, esta edição abordará a carreira na área de Matemática. Em quais áreas do mercado de trabalho um matemático pode atuar? Esta é uma das dúvidas mais frequentes entre os alunos que pretendem ingressar em um curso de matemática e engana-se quem pensa em um matemático somente como professor ou em qualquer outra função do setor acadêmico.

O profissional formado em matemática pode trabalhar em diversas áreas do mercado, como empresas dos setores público e privado, por exemplo, bancos, financeiras, petroleiras, montadoras de automóveis e até mesmo em uma fábrica de calçados. O segredo para se tornar um profissional competente, com várias opções de trabalho nesta área, está no gosto pelos estudos e na boa formação acadêmica.

Pensando nisso, o ICMC oferece cursos onde o ensino da matemática está ligado a outras áreas, como computação e pedagogia, por exemplo, fundamentais para a atualidade. Dessa forma, a matemática no Instituto disponibiliza várias possibilidades bem atraentes.


Bacharelado em Matemática

O curso de Bacharelado em Matemática do ICMC tem a duração de quatro anos, em período integral. Visa formar profissionais para trabalhar tanto na área acadêmica como em outras áreas do mercado.

Segundo o Prof. Dr. Oziride Manzoli Neto, Chefe do Departamento de Matemática do ICMC, “o bacharelado em matemática prepara um profissional que queira atuar como pesquisador, por isso é necessário que o aluno goste de estudar e, principalmente, goste bastante de matemática”, conclui. 

Além disso, os cursos do ICMC possuem uma interdisciplinaridade que pode ajudar os mais indecisos, sendo possível o aluno do bacharelado em matemática conseguir também o diploma de licenciado, caso ele acrescente as matérias específicas da licenciatura em sua grade de ensino.

As principais áreas de atuação do bacharel em Matemática são:
  • Docência no Ensino Superior;
  • Pesquisador em centros de pesquisas, geralmente ligados a uma universidade;
  • Pesquisadores em áreas afins, como: Economia, Estatística, Informática e em segmentos da Engenharia.;
  • Bancos, corretoras e financeiras.

Licenciatura em Matemática

O curso de Licenciatura em Matemática do ICMC tem a duração de quatro anos, em período integral. O objetivo é formar professores para os Ensinos Fundamental e Médio, além de possibilitar uma visão ampla do conhecimento matemático e pedagógico para que o profissional possa especializar-se em Educação, Educação Matemática, Matemática ou Administração Escolar.

Além disso, o ICMC oferece a oportunidade do aluno estagiar em instituições de ensino públicas ou privadas. Dessa forma o estudante pode ter maior contato com a prática da carreira escolhida. “Apesar da situação dos professores brasileiros ainda ter como melhorar bastante, o profissional licenciado em matemática vai encontrar uma grande oferta de emprego no mercado”, afirma o professor Oziride.

Além disso, da mesma forma que o bacharel, o licenciado também pode incluir outras matérias na grade curricular e obter a formação também no bacharelado em matemática. Ana Carolina Rodrigues concluiu sua formação em licenciatura e estudou matérias do bacharelado, conseguindo os dois títulos pelo ICMC. " O curso de matemática oferecido pelo ICMC é, sem dúvida, um dos melhores do país, o aluno tem todo o incentivo que precisa para iniciar sua carreira no mercado, mesmo que esta seja na área acadêmica", explica Ana Carolina.

Para ela as oportunidades são variadas, e o mercado está bem aquecido nesta área. "Todos meus amigos que se formaram em matemática estão empregados. Conheço pessoas que trabalham em grandes empresas, outras que lecionam em boas universidades e dão andamento em várias pesquisas", ressalta Ana Carolina.

As principais áreas de atuação do licenciado em Matemática são:
  • Professor de matemática para os Ensinos Fundamental e Médio;
  • Administração escolar.

Bacharelado em Matemática Aplicada e Computação Científica

O curso de Bacharelado em Matemática Aplicada e Computação Científica do ICMC tem a duração de quatro anos, em período diurno. O curso forma profissionais de matemática com sólida base teórica e uma visão voltada para as aplicações industriais, comerciais e financeiras, além de oferecer conhecimento na área de computação. O aluno pode escolher algumas disciplinas de maneira a se especializar em uma das três áreas: Estatística, Mecânica de Fluídos Computacional ou Otimização.

A formação nesta área se difere das outras pela sua multidisciplinaridade, permitindo que o aluno explore as interfaces entre as diversas áreas do conhecimento, possibilitando um bom entendimento da parte teórica dos problemas e da sua solução numérica.

Segundo o professor Oziride, “o Bacharel em Matemática Aplicada e Computação Científica é o profissional que irá trabalhar na indústria, no comércio e na área de finanças. Não é que este profissional trabalhe com a matemática concreta, isso nem é possível, mas ele vai ajudar a tratar problemas concretos através dos números, utilizando o computador como uma ferramenta de trabalho”, ressalta.

As principais áreas de atuação do bacharel em Matemática Aplicada e Computação Científica são:
  • Indústrias: simulação e otimização de processos e logística;
  • Empresas de software: geometria computacional, gráficos e elementos finitos;
  • Bancos e financeiras: pesquisas de mercado, avaliação e riscos e modelagem;
  • Centros de pesquisa públicos e privados.

Licenciatura em Ciências Exatas

O curso de Licenciatura em Ciências Exatas do ICMC é ministrado conjuntamente com o Instituto de Física de São Carlos (IFSC) e ao Instituto de Química de São Carlos (IQSC), e tem a duração de quatro anos, a serem estudados em período noturno. Este curso tem o mesmo direcionamento do curso de Licenciatura em Matemática. Ele visa formar professores para os Ensinos Fundamental e Médio. A diferença é que durante os três primeiros anos, o aluno cumpre o núcleo básico do curso, com disciplinas de matemática, física, química, biologia e pedagogia. No quarto ano, o estudante opta por uma das três habilitações: Matemática, Física ou Química.

Como complemento à sua formação, durante o curso o aluno tem a oportunidade de participar de projetos de extensão ou de pesquisa na área de ensino e difusão de ciências, desenvolvidos por pesquisadores dos três Institutos e do Centro de Divulgação Cientifica e Cultural (CDCC).

Para a aluna de graduação Rafaela Masson, o diferencial deste curso é que ele não se fecha em um ramo específico e, desta forma, abre portas para áreas diferentes. E o ICMC representa um grande diferencial: “O que mais me chama a atenção é a disposição dos professores pois, de todos que já tive contato, os melhores vieram do ICMC”, ressalta.

Pensando no futuro, a aluna já vem se preparando. “Me preparo para o campo da educação e da pesquisa desde já, fazendo estágio no Centro de Biotecnologia Molecular e Estrutural, na qual temos um projeto de Clube de Ciências focando a educação científica em alunos do Ensino Médio e na área de pesquisa, realizando artigos. Essa preparação é pensando em concluir a faculdade tendo base para um bom emprego”, conclui Rafaela.

Os licenciados em Ciências Exatas têm nas escolas públicas e privadas um extenso campo de trabalho. Instituições de ensino superior, museus e centros de ciências também têm oferecido muitas oportunidades para educadores com esta formação. 

As principais áreas de atuação do licenciado em Ciências Exatas são:
  • Professor de ciências para o Ensino Fundamental.
  • Professor de matemática, física ou química para o Ensino Médio, de acordo com sua habilitação.
Por fim, vale lembrar que a matemática é para quem gosta. Gostando, deve-se saber que essa é uma profissão importante, necessária e com uma ampla escolha de ótimas oportunidades de trabalho.

Mais informações:
Serviço de Graduação do ICMC
Tel. (16) 3373-9639
grad@icmc.usp.br