terça-feira, 29 de maio de 2012

ICMC Carreiras: Estatística

A profissão de Estatístico está em alta, e uma boa formação permite atuar em praticamente todas as áreas do mercado.

Por: Rodrigo Peronti

Comemora-se em 29 de maio o Dia do Estatístico e, aproveitando a oportunidade, o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) dá sequência na série ICMC Carreiras falando sobre essa área que vem crescendo tanto no mercado de trabalho.

A profissão de Estatístico

A quantidade de eleitores que preferem um ou outro candidato durante as eleições, a probabilidade de um investimento dar certo ou errado, ou mesmo a definição de estratégias de mercado nas  empresas. Estes são alguns exemplos do trabalho de um estatístico. Dados, gráficos, números e prazos fazem parte do dia a dia deste profissional, que pode atuar em quase todas as áreas do mercado. As principais são: indústria, instituições financeiras, empresas de pesquisa de mercado e opinião, instituições governamentais e de pesquisa.

O estatístico tem que resolver problemas e tomar decisões em todos os tipos de situação. Por isso, precisa ter o raciocínio rápido e certeiro, além de ter uma boa noção de marketing e de organização social. “O estatístico tem que apresentar boa formação, do contrário ele não se diferencia de outros profissionais que utilizam um software estatístico. Além disso, o profissional precisa ser dinâmico, pois irá trabalhar resolvendo problemas e ajudando a tomar decisões em outras áreas”, afirma a Profa. Dra. Mariana Cúri, coordenadora do curso noturno de Bacharelado em Estatística, oferecido pelo Instituto. 

O ICMC está apto a formar profissionais com este perfil, apresentando uma grade curricular atual e abrangente, proporcionando ao aluno experiências prática e teórica na área. 

Bacharelado em Estatística

O curso de Bacharelado em Estatística do ICMC tem a duração de quatro anos e meio, a serem concluídos em período noturno. A grade de disciplinas apresenta um forte embasamento em matemática e ciências de computação, juntamente com conhecimentos específicos de estatística, fazendo com que o aluno tenha uma formação sólida, atualizada e abrangente.

“É possível dividir o curso em três partes. A primeira é onde o aluno adquire conhecimentos de matemática e computação, que serão usados nas técnicas da estatística, presentes na segunda parte, onde o aluno já recebe um direcionamento aplicado para a área estatística. Já na terceira etapa o aluno faz a escolha por uma das disciplinas optativas do curso, onde ele pretende seguir sua carreira”, explica a professora Mariana.

As áreas da Estatística Aplicada são muito procuradas no mercado de trabalho e o aluno do ICMC pode optar por Bioestatística, Estatística Experimental, Qualidade e Confiabilidade, Marketing, Estatística nas Ciências Sociais, Finanças e Ciências Atuariais. Além disso, o aluno do ICMC conta com programas de estágio que possibilitam um contato direto com o mercado de trabalho, ajudando na escolha da área que melhor se adeque aos seus objetivos.

Para Jorge Acetozi, aluno do Bacharelado em Estatística no ICMC, apesar do curso ser novo ele já se destaca entre os melhores e ainda deve continuar evoluindo. “O Bacharelado em Estatística do ICMC está certamente entre os melhores do Brasil”, ressalta. 

Sobre o mercado de trabalho, o estudante vê uma perspectiva animadora. “O profissional formado em Estatística terá uma grande quantidade de áreas do conhecimento em que poderá atuar - praticamente todas -  sendo, desta forma, uma profissão extremamente dinâmica. Além disso, este profissional está em falta no mercado de trabalho, e isto faz com que raramente um estatístico esteja desempregado”, diz Acetozi.

Deve-se ter em mente que para ser estatístico é fundamental gostar de ciências exatas, e de computação de um modo mais aprofundado. Além disso, o estatístico deverá interagir com outras áreas, tem que ser dinâmico e estar ligado a tudo o que acontece.

Mais informações:
Serviço de Graduação do ICMC
Tel. (16) 3373-9639