sexta-feira, 18 de maio de 2012

Evento cria competição nacional de veículos aéreos não tripulados e workshops periódicos

Por: Assessoria de Comunicação INCT-SEC



A criação de competição nacional de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) e a realização de workshops periódicos da área foram alguns dos resultados do I Workshop em SisVANTs e Aplicações.

O evento foi realizado nos dias 7 e 8 de maio, no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos e contou com a participação de instituições como AGX Tecnologia, Centro Tecnológico do Exército (CTEX), Departamento de Sistemas de Computação (SSC-ICMC), Embrapa-CNPDIA, INCT-SEC, Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), Instituto de Estudos Avançados (IEAv), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo, Instituto Militar de Engenharia (IME), Opto Eletrônica e Orbsitat.

Promovido pelo INCT-SEC, o workshop teve como principais temas: desenvolvimento de Sistemas de Aeronaves não Tripuladas (SisVANT), desenvolvimento de sensores inteligentes para VANTs e aplicações de VANTs. As aeronaves podem ser usadas para atividades estratégicas como monitoramento agrícola, ambiental, segurança e defesa civil.

De acordo com o Prof. Dr. Onofre Trindade Júnior, do ICMC, INCT-SEC e um dos organizadores, “o evento teve como foco a formação de parcerias e o objetivo principal é que as ideias propostas durante o workshop resultem em aplicações efetivas na área de VANTs, por meio da ligação academia e indústria”.

Mário Stefani, diretor de pesquisa e desenvolvimento da Opto Eletrônica, reitera a importância do evento para “a aproximação da academia, indústria e órgãos governamentais e o estabelecimento de parcerias”. Além disso, vislumbra o estabelecimento de um projeto em comum.

Para o Ten. Cel. Marcelo Franchitto (IAE), que pesquisa aplicações para defesa e atualmente desenvolve projeto de VANT com empresa privada, o evento representou a possibilidade de “unir o pessoal que atua nesta área para tentar definir um projeto comum, buscando vencer barreiras tecnológicas e o desafio de se trabalhar em parceria”.

A identificação de possíveis convergências em pesquisas e aplicações da área de VANTs, também foi destacada pelo Ten. Cel. Ademir Rodrigues Pereira, do Centro Tecnológico do Exército (CTEX). Ele citou como exemplo, “o importante contato com a Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo, usuária de VANT, uma vez que a experiência prática deles, em relação a necessidades e problemas, pode ser útil para quando começarmos a usar efetivamente as nossas aeronaves”.

Para o Ten. Cel. Pierre Mattei, do ITA e também organizador do evento, “o grande desafio do Brasil não são as capacidades individuais, mas sim saber trabalhar em grupo e fazer disso uma relação sinérgica que realmente leve a resultados efetivos e válidos para o país”.

O próximo workshop deve ser realizado no mês de junho e terá como tema central o processamento de imagens.

Mais informações: imprensa@inct-sec.org