sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Visite o ICMC através do Tour Virtual

O novo Tour Virtual utiliza modernas tecnologias que permitem conhecer o ICMC de onde estiver, através da internet.

Por: Rodrigo Peronti


O hotsite temático de 40 anos do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP em São Carlos, trouxe mais do que a história da Unidade em textos, fotos e vídeos. Agora, acessando o www.icmc.usp.br/40anos é possível transitar pelas instalações do ICMC através do Tour Virtual.

Utilizando lentes especiais, várias fotos panorâmicas foram tiradas de todos os ângulos do ICMC para montar este Tour. Nele o internauta poderá transitar pelos corredores, áreas externas, jardins, saguões, biblioteca, além de conhecer toda a arquitetura dos seis Blocos que compõe o Instituto. O processo de elaboração do Tour durou cerca 20 dias e foram tiradas por volta de 400 fotos.

O Tour pode ser acessado de qualquer lugar através da internet e a sua utilização é simples. Basta clicar nas setas que aparecem em pontos estratégicos nas fotos para navegar. Através do mouse, é possível olhar para todas as direções. Para visitar lugares específicos, existe o ícone mapa na parte superior da tela, onde está a planta do Instituto com todas as áreas do Tour, sendo possível clicar nos pontos marcados e ir diretamente para o local. Através do zoom podem ser conferidos os mínimos detalhes das imagens, como esculturas, quadros, decorações, etc.

O hotsite em homenagem aos 40 anos do ICMC foi lançado durante a abertura das comemorações e da inauguração do novo auditório do Bloco ICMC-6, que já está presente no Tour Virtual.

A tecnologia utilizada se assemelha às utilizadas pelo Google, presentes no Google Street View que disponibiliza vistas panorâmicas de 360° na horizontal e 290° na vertical de várias cidades e regiões do mundo. Dessa forma o Instituto mostra mais uma vez a sua ligação com as inovações e com a tecnologia.

Para conferir o Tour Virtual basta acessar o hotsite comemorativo dos 40 anos do ICMC. Lá também está agenda completa com as atividades de comemorações programadas até dezembro, além de várias informações históricas relacionadas ao Instituto.