sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Reuso de software: Pós-doutorado colabora com produção em massa de VANTs

Por Assessoria de Comunicação do INCT-SEC

Com o avanço do desenvolvimento científico e tecnológico, veículos não tripulados, tanto aéreos (VANTs) quanto terrestres (VTNTs), passam a ser projetados para serem produzidos em massa. Para isso, pesquisas como a desenvolvida pela Profa. Dra. Rosana Teresinha Vaccare Braga estão sendo determinantes. Docente do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos e integrante do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Sistemas Embarcados Críticos (INCT-SEC), ela cursa atualmente pós-doutorado na Lancaster University, no Reino Unido.

A ligação com o INCT-SEC é considerada relevante pela pós-doutoranda por propiciar a integração das pesquisas com a resolução de problemas reais, o que “possibilita uma maior interação entre academia e indústria, ajudando os pesquisadores a oferecer soluções com impacto na sociedade, como é o caso de aplicações de VANTs na agricultura e defesa”, ressalta a professora.

Sua pesquisa é na área de Engenharia de Software, com ênfase em reuso de software, especialmente linhas de produtos orientadas a serviços, “que consiste em estudar formas de aproveitar os resultados de esforços anteriores quando se inicia um novo desenvolvimento, ou seja, não reinventar a roda, mas melhorar tanto produtividade quanto qualidade por meio do reuso de artefatos existentes”, explica a pesquisadora.

O pós-doutorado tem por objetivo a criação de um framework composto por processos e ferramentas para apoiar o desenvolvimento e instanciação de linhas de produtos de software, que integrará, de maneira sistemática, diversas técnicas, como componentes, serviços, padrões e aspectos, e processos de linhas de produtos. Além disso, espera-se que o framework seja utilizado pelo INCT-SEC no desenvolvimento de novos projetos de sistemas embarcados críticos.

De acordo com Rosana, “um VANT, por exemplo, após projetado, poderá dar origem a dezenas de outros VANTs similares, com várias características em comum, mas cada um tendo algo que o diferencia dos demais. Esse é o conceito de linhas de produtos, que no caso de software, leva ao desenvolvimento mais rápido de produtos e com maior qualidade”. A qualidade do software é um fator primordial, tendo de ser levada em conta desde o início do desenvolvimento até o produto final para que ele possa ser posteriormente certificado pelas entidades competentes.


Orientação

Rosana iniciou seu pós-doutorado na Lancaster University no dia 1º de agosto e durante um ano estará sendo orientada pelo Prof. Dr. Jaejoon Lee, docente no Computing Department, desde janeiro de 2008. Lee trabalhou também como cientista e gerente de projetos no Fraunhofer Institute for Experimental Software Engineering (IESE), em Kaiserslautern, na Alemanha, e como pesquisador associado no R&D Centre of LG Electronics, na Coréia do Sul.


Mais informações: