terça-feira, 10 de maio de 2011

Mais eventos nesta quarta-feira no ICMC

Quarta-feira (11), às 13 horas na sala 5-004

"Web Semântica: Princípios, Polêmicas e Desafios"
Palestrante: Ig I. Bittencourt (Instituto de Computação da Universidade Federal do Alagoas)

Resumo: Em 2001, a Web Semântica (com suas camadas) foi proposta por Tim Berners-Lee com o objetivo de haver uma Web onde os computadores pudessem analisar os dados disponíveis nas páginas e com isso simplificar tarefas complexas, reduzir o tempo de execução de atividades, entre outros. Esta palestra tem por objetivo abordar os princpípios propostos por Tim-Berners Lee e discutir quais são os pontos desafiadores e polêmicos na Web Semântica.
----------

Quarta-feira (11), às 14 horas na sala 3-010

"A fronteira da fibra de Milnor de singularidades não isoladas"
Palestrante: Aurélio Menegon Neto (Instituição: Instituto de Matemática - Cuernavaca, México)

Resumo: Sabemos que a fronteira da fibra de Milnor  $L_t = f^{-1}(t) \cap B_\e^{2n}$ de uma singularidade isolada é difeomorfa ao link  $L_0$. Entretanto, no caso de uma singularidade não isolada, surge o problema de descrever a topologia de $L_t$ e entender como essa variedade suave degenera na variedade singular $L_0$. Nessa conversa, definiremos o conceito de "vanishing zone" de uma singularidade não isolada e mostraremos que, no caso de um germe de hiper-superfície complexa em $\C^3$ com singularidade não-isolada, bem como no caso de uma singularidade real analítica do tipo $f \bar{g}: \C^3 \to \C$ com valor crítico isolado, $L_t$ é uma variedade de Waldhausen.

----------
Quarta-feira (11), às 18 horas na sala 4-001

"Desenvolvimento de Jogos"
Palestrante: Maximiliano Selmi Marques (iMAX Games)

Tópicos da Palestra: Produção de Games: Linha de produção; Escolha da engine e ferramentas; Desenvolvimento Mercado de Games, Como está no Brasil e no resto do mundo? O que preciso fazer para entrar? Oportunidade; O que é importante saber? Linguagens de programação? Estudar é necessário!

----------
Informações:
Seção de Eventos do ICMC
eventos@icmc.usp.br
Tel.: (16) 3373-9146