segunda-feira, 23 de maio de 2011

Eventos da semana 23-27 de maio

Quarta-feira, 25 de maio, às 14h na sala 5-003

Seminários de Engenharia de Software: "Um Modelo de Processo para a Engenharia de SoES (System of Embedded Systems)"
Palestrante: Marcelo Ramos (ICMC)

Resumo: Um SoS (System of Systems) é um conjunto de sistemas úteis e independentes, que formam um sistema mais complexo, capaz de prover uma funcionalidade particular, mais ampla que a soma das funcionalidades individuais de cada um dos sistemas constituintes. Seu projeto ainda é um desafio por envolver problemas particulares e incomuns para várias áreas da engenharia de software.Os autores limitam o contexto de SoS ao domínio de sistemas embarcados e propõem um modelo de processo para apoiar a engenharia desses sistemas. A base do processo envolve o trabalho independente de equipes interdisciplinares de especialistas para a criação de famílias de produtos úteis e reusáveis aptas a integrar um SoS.
----------

Quarta-feira, 25 de maio, às 14h no Auditório do ICMC

Seminários de Computação: "Ranking Lexicográfico"
Palestrante: Dr. Edson Takashi Matsubara (LIA/FACOM/UFMS)

Resumo: Dado um problema de classificação binária, um "rankeador" ordena exemplos do mais positivo para o mais negativo. Nesta palestra será apresentado o algoritmo LexRank que é um ordenador lexicográfico na qual os rankings são obtidos sem a necessidade de scores. LexRank ordena os atributos e depois ordena os exemplos produzindo um ranking. O algoritmo naturalmente faz seleção de atributos e quando utilizado adequadamente pode-se obter uma de suas variações conhecida como Fast Lexicographical Ranker (FlexRank).  Apesar de sua simplicidade, quando aplicado ao problema de classificação de textos, LexRank tem desempenho comparável a SVM em termos de AUC e é pelo menos 3 vezes mais rápido que o SVM Perf.
----------

Quinta-feira, 26 de maio, às 13h13 na sala 4-003

Seminário de Coisas Legais “Paradoxos legais"
Palestrante: Lucas Mochi Pinto (ICMC)

Resumo: Apresentaremos alguns paradoxos e suas respectivas soluções. Dentre estes, está o de Monty Hall, que promete gerar uma certa "polêmica" devido ao seu resultado contra-intuitivo. Além disso, iremos calcular a probabilidade de que em um grupo de N pessoas, pelo menos duas tenham a mesma data de aniversário. Qual o valor mínimo de N para que este valor ultrapasse os 50% ? Este é outro resultado estranho, porém, verídico. Lembramos que a página do seminário de coisas legais é www.icmc.usp.br/~legal
----------

Quinta-feira, 26 de maio, às 18h30 no Auditório do ICMC

Colóquios da Licenciatura: "De aluna a professora: um breve olhar sobre o caminho"
Palestrante: Edenilda Aparecida da Silva (SEE-SP)