segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

ICMC recebe visita do novo Secretário de Política de Informática do MC&T

O novo Secretário de Política de Informática do Ministério de Ciência e Tecnologia (MC&T), Prof. Dr. Virgílio Almeida, visitou, na última segunda-feira (14), o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos e falou sobre os planos de sua gestão.

A Secretaria de Política de Informática (SEPIN) tem como objetivos principais traçar as políticas para o avanço da área de tecnologia da informação e comunicação, fazer a gestão da Lei de Informática, concedendo licença para o investimento empresarial e acompanhar o processo de fomentação política para o desenvolvimento tecnológico da iniciativa privada e da comunidade acadêmica.

De acordo com Dr. Almeida, o plano de sua gestão é expandir a tecnologia da informação para toda a sociedade, além de auxiliar na ampliação da competitividade do país através do avanço das tecnologias da informação e apoiar o desenvolvimento de projetos de P&D – pesquisa e desenvolvimento.

O secretário mencionou a importância da relação existente entre governo, academia e iniciativa privada para o avanço do desenvolvimento nacional. “A universidade tem o objetivo de avançar os limites do conhecimento e, ao mesmo tempo, gerar resultados relevantes não apenas para a sociedade, mas também para o avanço da competitividade empresarial e em novos negócios. Essa colaboração, entre pesquisa acadêmica, formação de recursos humanos na universidade, empresa e governo, irá auxiliar nos desenvolvimentos social e econômico do país”, afirma.

Em reunião com o diretor do ICMC, Prof Dr. José Carlos Maldonado, Dr. Almeida discutiu possíveis parcerias também com ICMC e com o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Sistemas Embarcados Críticos (INCT-SEC), coordenado pelo Prof. Maldonado, e com a Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Como Presidente da Sociedade Brasileira de Computação, Maldonado ressaltou que a comunidade ficou muito motivada com a indicação, pois contando com a experiência, competência e habilidade do Dr. Almeida, a SEPIN  pode dar diretrizes fundamentais para ações estruturantes mandatórias para colocar a sociedade brasileira em patamares de competividade internacional em termos de TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação), tanto do ponto de vista científico como de desenvolvimento tecnológico e social.

Almeida é professor do Departamento de Computação do Instituto de Ciências Exatas (ICEx) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), membro da Academia Brasileira de Ciências e atuou, nos últimos anos, no Conselho Deliberativo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).


Colaboração:
Flávia Cayres
Sarah Mascarenhas
Suzana Xavier